Última atualização em .

Raio x do setor têxtil 2016: A Hering e "procura-se clientes com e sem experiência"
Contextualização
O setor têxtil é formado por mais de 33 mil empresas instaladas por todo o território nacional, empresas de todos os portes que empregam mais de 1,6 milhão de trabalhadores e geram, juntas, um faturamento anual de US$ 39,3 bilhões em 2015 ante um faturamento de US$ 53,6 bilhões em 2014. É o segundo maior empregador da indústria de transformação no país, com 16,7% das vagas e 5,7% do faturamento. A indústria nacional é a 5ª maior do mundo.
 
Segue minha matriz BCG para as empresas do setor.
 

Os quadrantes resultantes dessa matriz são assim interpretados:

  • Quadrante superior esquerdo: produtos “estrela”, com alta participação de mercado em um mercado em rápido crescimento;
  • Quadrante inferior esquerdo produtos “vaca-leiteira”, com alta participação de mercado em mercado de lento crescimento;
  • Quadrante inferior direito: produtos “abacaxi” ou “cachorro”, com baixa participação de mercado em mercado de baixo crescimento.
  • Quadrante superior direito: produtos “interrogação”, lançamentos que possuem risco com pequena participação de mercado em mercado de rápido crescimento.

Ano passado fiz uma projeção de faturamento para o setor. Agora comparo com o realizado.

A Hering e "procura-se clientes com e sem experiência"

Primeiro a nossa projeção de faturamento futuro da empresa. A impressão que dá lendo a mensagem da administração é que a empresa está perdida, deixando na mão do consumidor e da economia melhorarem. É quase botar uma placa na frente da loja "procura-se clientes com ou sem experiência." Bora meu. Levanta, sacode a poeira e dá a volta por cima!!! A atuação da empresa lembra aquelas cenas da Família Dinossauro que um cientista fazia experimentos que davam errados e que explodiam o cenário com um personagem que manuseava o experimento, o "Timmy".

Na matriz BCG do setor, está posicionado como "abacaxi" pois possui pequena participção e está descrescendo o faturamento :( Reinvente. Crie. Mas por favor FAÇA ALGUMA COISA!!! Um novo conceito de moda básica, operações com multimarcas, futuro da moda etc...

Vamos ver alguns números gerais sobre a Hering. Eu escrevi sobre o raio-x da Hering em 09/08/16

É como a gente pode ver a Valuation da empresa cai de R$ 2,7 bi para R$ 2,3 bi devido a dificuldade em gerar fluxo de caixa futuro. A empresa fez downgrade em sua estrutura fechando 6 lojas ao total na compraração entre os 4º quatrimestes de 2016 e 2015 (4T16 e 4T15), mas incorporou 13 lojas na operação Hering Kids, aumentando o faturamento do canal.

A empresa continua com a maior rentabilidade líquida entre as empresas pesquisadas, mas parece que perdeu a mão na gestão do lucro bem como perdeu a mão no faturamento na sua marca principal, a Hering.

Na contramão da queda do faturamento temos um aumento expressivo das despesas de vendas

2014 x 2013 aumento de +11,51%

2015 x 2014 aumento de +9,03%

2016 x 2015 aumento de +2,15%

Não apenas caiu o faturamento. Esse nem seria um problema tão grave quanto ao que está ocorrendo na Hering. A empresa perdeu a margem bruta nas suas operações e o custo dos seus produtos se elevou diante de um faturamento em queda. Quando se vai investigar os fatores que teriam ocasionado isso, percebemos que a empresa reduziu os investimentos em Capex de R$ 96,9 milhões em 2015 para menos da metade em 2016, ou R$ 51,3 milhões. Perdendo capacidade de melhorar as opereções e a rentabilidade da empresa. Para piorar, a projeção de investir em 2017 de R$ 67,9 milhões vem do uso do caixa. DO CAIXA!!! Alguém diga para esse CFO não fazer isso!!! A empresa tem um endividamento x passivo irrisório. Dinheiro advindo de financiamento é mais barato que o dinheiro próprio... Isso é basilar!!! E pra terminar de chorar vão distribuir R$ 75 milhões em dividendos em 2017... Reinvista amigo(a)!!!

Como foca muito o saldo de recursos em tesouraria ST e a necessidade de capital de giro NCG, aumentou o passivo operacional aumentando o prazo médio de pagamento de fornecedores PMC para 124 dias em 2016. Além de reduzir o prazo médio de recebimento das vendas PMR para 114 dias em 2016. O resultado foi fantástico: reduziu o NCG e aumentou o ST. Seguem os principais números da Hering.

A cotação da ação HGTX3 está hoje 11/04 em R$ 19,09 e a ação no valor patrimonial mensurei em R$ 14,02. Mas vai subir e tem margem pra subir.

 

 

 

Pingbacks

Pingbacks estão abertas.

Trackbacks

  1. http://Sunglasses.guru em #

    Raio x do setor têxtil 2016: A Hering e &quot

  2. spot price of gold em #

    Raio x do setor têxtil 2016: A Hering e &quot

  3. goldprices.today em #

    Raio x do setor têxtil 2016: A Hering e &quot

  4. https://topearners.xyz/ em #

    Raio x do setor têxtil 2016: A Hering e &quot

Trackback URL

Comentários

Ainda não há comentários.

Publique seu comentário